domingo, 21 de março de 2010

A apologia do dinheiro

Durante séculos enfiaram na cabeça deste nosso povo que o dinheiro não compra a felicidade; felizes dos pobrezinhos e por aí fora… Convenceram-nos, à força de tanto repetir tanta mentira, que o dinheiro é até algo de sujo, de vergonhoso, de impuro!
O dinheiro não compra a felicidade pelo simples facto de ela não estar à venda!
Quem tem dinheiro come melhor; dorme melhor; vive melhor. Quem tem dinheiro não vai ao médico só quando está doente, vai antes de o estar. Quem tem dinheiro tem reunidas todas as condições para poder viver sossegado, sem se preocupar com o que há de mais comezinho. Pode, assim, dedicar-se calmamente a causas mais nobres. E, se quem tem dinheiro, não é feliz, então não o merece ter porque ele, o dinheiro, não compra a felicidade, mas cria condições para que ela exista, ao contrário dos desgraçados que passam fome ou comem pão a toda a hora!
O dinheiro não compra a felicidade mas tem nela a sua quota-parte que não é pequena. Se isso não é digno de um lugar relevante, então não sei o que o seja.
Por isso meus amigos e compatriotas, deixem-se de tretas e valorizem-no, desejem-no sem vergonha, abertamente. Desejem-no porque têm toda a legitimidade para o fazerem e só quem tem muito é que pode meter na cabeça de quem tem pouco esses disparates de que ele é isto e aquilo; que não faz falta; que não é importante; que não compra a felicidade, e nem a saúde ou o amor. Só a quem tem muito poderá interessar que um povo inteiro assim o sinta; assim se sinta – dele envergonhado.

4 comentários:

CF disse...

Acho isso mesmo. Só não sei se me conseguiria explicar tão bem. Adorei o poste Antígona. Um sorriso para ti.

Sandra disse...

Bato palmas e de pé para este post.
bjs

Goldfish disse...

Este texto deveria ser obrigatório na escola - nas disciplinas Português, Economia, Filosofia, e Religião e Moral (sim, que a outra versão ainda começa na primária para muitos miúdos!).

Sputnick disse...

É pouco bom é....fazer jogging com o cartão Visa...