terça-feira, 16 de março de 2010

Dormir sobre o assunto

Há alturas da vida em que tudo, ou quase tudo, parece correr mal. O dinheiro que se pensava ter afinal não se tem porque o banco diz que está retido para sua salvaguarda; a escritura da casa está aí e a desorientação é grande porque se andou a pagar prestações de um empréstimo que afinal não o foi porque o depósito a prazo lá está, mas retido por conta do dito; os filhos estão longe; os pais adoecem reclamando presença; o trabalho sobeja enquanto os proveitos escasseiam; o tempo não chega, e nem os braços e nem, tão pouco, a cabeça. O desespero instala-se e arrasta consigo mais episódios burlescos ao ponto de um comezinho furo num pneu nos deixar à beira das lágrimas que se enrolam na garganta num não aguento mais! E vencidos pelo cansaço atiramo-nos para a cama e deixamos que o sono nos invada, na verdade o que queremos é morrer… E ele invade. E no dia seguinte, como que por milagre, a cabeça acorda descansada porque desistiu. E nessa desistência abandonou o esforço e nesse abandono uma multiplicidade de cenários alternativos se desenham e compreende-se por fim que nada está perdido, que há sempre uma possível solução e a nuvem negra dissipa-se, o mundo fica mais leve, o corpo relaxa no seu merecido descanso e só a face se comprime num sorriso de esperança.
Vale a pena dormir sobre os assuntos. A vida, ela mesma, encarrega-se de nos mostrar caminhos escondidos no nevoeiro do desespero.

6 comentários:

Inês disse...

Sempre tão sábias as tuas palavras... Beijinho e bem hajas!

CF disse...

Um sorriso antígona. E uma frase da minha querida irmã: Tudo se resolve. Ás vezes, ponho-a em causa, para logo após descobrir que tá cheia de razão. Um sorriso outra vez.

R.L. disse...

Percebo o seu receio, mas no final pode optar por não ser contactada nem usarem os seus dados para mais nada!

Sandra disse...

Ainda bem que acabou com uma lufada positiva este post...já estava a ficar preocupada.

Mas a verdade é esse...não há nada como "dormir" sobre o assunto.
beijinhos e boa sorte, como diz o ditado: depois da tempestade, vem a bonança
:)

Sputnick disse...

É isso mesmo Amiga. Eu chamo-lhe sono reparador. No dia seguinte, os problemas estão cá todos, mas definitivamente, parecem mais pequenos. E como diz a CF - tudo se resolve. Jinhos.

maria disse...

Temos tendência a pensar que somos Super-Mulheres (ou Homnens) mas somos humanos! É normal irmos abaixo. O melhor nessas alturas é desligar: olhar para o mar ou Colocar um problema de cada vez.
Pelo menos tentar fazer isso.