segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Finalmente um bocadinho só para mim

Acabou de sair do Centro o último menino do dia e eu dou por mim a aproveitar este silêncio, tão raro agora; tão raro e tão necessário ao meu equilíbrio.

Silêncio……………………………………………………………………………………………………………………………………..

Sem vozes; sem ruídos; sem palavras a não ser aquelas que a minha mente, livremente, produz. As minhas. As minhas palavras e não as de todos os outros que me forçam constantemente ao esforço da compreensão; à tradução daquilo que querem dizer, não do que dizem.

Ensinar dá trabalho. Aprender, também. Ensinar exige o esforço de chegar ao entendimento de quem aprende. Aprender, o esforço de traduzir quem ensina e não sabe chegar ao entendimento de quem aprende, ou não está para isso.

Tenho um professor assim, que se perde em divagações paralelas e se desvia constantemente do centro, baralhando toda a gente, menos eu que já sou velha. Menos eu que já ouvi de tudo e que tenho em mim um tradutor recheado de sinónimos.

Hoje soube-me particularmente bem a minha idade, ou talvez, a minha experiência. Dei-me conta que é ela que cada vez mais me sustenta, me ampara, me segura.

Há pouco tempo ouvi uma notícia sobre a descoberta da causa do envelhecimento das células. Quem sabe, mais dia menos dia, ainda se descobre que afinal é possível não envelhecer senão impregnarmo-nos de experiência e de sabedoria. Se assim for, é bem capaz de valer a pena atrasar um pouco certos ensinamentos. Sempre é mais fácil partir da prática para a teoria do que engolir teorias que não nos dizem nada na prática.

2 comentários:

Sputnick disse...

Pois... resta-nos isso, a tal de experiência, mais a tal de sabedoria, o resto são empecilhos. Bem, vou pedalar um bocado, na tentativa de adiar a experiência muscular :)

Goldfish disse...

O 4º parágrafo deste post resume grande parte dos problemas da educação no dias de hoje (de antigamente não sei). E o remate também está de mestre... Quanto ao "velha", como disse há uns tempos e o meu avô não se cansa de repetir, "velhos são os trapos". Experiente, curtida, soma de vivências, soa muito melhor. Entretanto, nada como um cursozinho para rejuvenescer a mente...