quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

No rescaldo do Natal que se quer Feliz

Uma pessoa aborrecida diria que foi mais um que passou; uma entusiasta, que aconteceu de tudo neste Natal. Tanto uma como outra são exageradas mas eu prefiro a segunda, sem dúvida! E, neste Natal, ainda que não tenha acontecido de tudo, porque o tudo é imenso, aconteceu muita coisa. E ainda que as pessoas, na sua maioria, tenham sido as mesmas, este Natal foi diferente.
 
Este Natal tive a minha neta a dormir no meu quarto toda a noite. Levantei-me duas vezes para lhe dar o biberão, dormi com um olho fechado e o outro aberto mas ninguém foi mais feliz do que eu.
 
Este Natal a minha filha resolveu oferecer-me um tablet (sim, eu queria muito um e não, isso não significa que esteja a ficar xexé ou a entrar na terceira idade, que é como quem diz a retornar à infância) e estou encantada com o facto de ter, em grande mas perfeitamente transportável, o que ainda ontem tinha em pequeno (refiro-me ao écran do telemóvel).
 
Este Natal faltou a luz várias vezes, o que nos obrigou a mudar todos os planos que tínhamos para o bacalhau que deixou de ser no forno, para tristeza de alguns, e passou a ser cozido, como manda a tradição que, aliás, estamos prestes a quebrar porque já se percebeu que há muita gente que na verdade não gosta de bacalhau e, se dantes acreditávamos que era por serem crianças, hoje, ao vê-los já adultos a engolir o bicho por obrigação e com os olhos postos nos sonhos, nas filhós, nos coscorões e sabe Deus mais em quê, concluímos que nos enganámos e que o melhor mesmo é arranjar um substituto para o fiel amigo.
 
Este Natal tive o meu filho comigo de manhã à noite, na cozinha, ao meu lado, a amassar filhós e coscorões, a fazer fatias douradas e bolos de Natal.
 
Este Natal tive duas crianças barulhentas ao almoço que me fizeram sentir que era mesmo Natal.
 
Este Natal foi maravilhoso e passou demasiado depressa como tudo o que é maravilhoso, mas não deixou aquele sabor que muitas vezes fica quando algo é bom e passa depressa – o de ficarem coisas por fazer -, e isso faz que este Natal tenha sido ainda melhor.
 
E, por isso mesmo, quando terminou, mesmo há bocadinho, estendi-me no maple, fechei os olhos e dormi, bem umas duas ou três horas.
 
Feliz Natal
 

2 comentários:

Majo disse...


Linda a sua Felicidade.

Que a sua família tenha a benção divina.

gina henrique disse...

Pelo que li dá para perceber que foi um Natal muito feliz e isso é o melhor que podemos sentir e viver. Sendo assim a continuação de Boas Festas e aproveite bem essa felicidade.
Um beijo
Gina