quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estou triste

A velhice é uma condição difícil de aceitar, pelo menos para algumas pessoas. Outras haverá, com certeza, que a recebem com gratidão e em paz. Talvez aquelas que levaram uma vida plena. Que se sentem realizadas. Mas para aqueles que, como o meu pai, passaram uma grande parte da sua vida carregando uma invalidez, a velhice é um peso mais. Mais um desprazer.
Não sei que faça para o animar. E sofro por o ver assim, tão triste. Com a perna que responde cada vez menos; com o braço que já pouco levanta; com a face que já não sabe bem se deixou de sentir agora ou se já não sente há trinta e seis anos. Nada deseja; nada o entusiasma, a não ser, por vezes, a nossa companhia. O facto de ter mudado de ambiente não o deixou feliz. Perdeu uma rotina e não me parece que esteja a conseguir encontrar substituta.
Quem me dera poder consertar o mundo.

2 comentários:

CF disse...

Antígona, como tão bem sabes, o mundo, não tem conserto. E quem por isto ou aquilo, tem uma vida difícil, fica com uma dificuldade tremenda em sorrir para ela, acentuada quando as dificuldades se tornam superiores. Não há muito a fazer senão a tentativa de dar paz, calma e aceitação, coisa que não é fácil. Talvez não saibas (ou claro que sabes, disparate o meu), mas a tarefa a que te propuseste, que é louvavel, claro que sim, é dificil. Se calhar, ele está na mesma, mas tu, vês mais de perto. Um beijinho, e sorrisos para todos.

Sputnick disse...

Miga, pode ser uma fase transitória. Deixa correr o tempo. Esse assunto conserta-se, o da velhice, não. Beijo e Xi-Coração.