quarta-feira, 30 de junho de 2010


Ontem estive por aqui. Fui rezar. Rezar à minha maneira que eu pouco ou nada sei dos rituais da Santa Igreja. Na verdade o que me comove são as Igrejas antigas. Frescas. Silenciosas.
Valeram pois os dez minutos que assim passei, em silêncio e em paz na Catedral sem missa. Comoveram-me bem mais do que os quatro padres que falaram alternadamente na Capela das Aparições, seguidos pelos devotos que, conhecedores da coisa, lá iam acrescentando às vozes daqueles, as suas. Mecânicas. monótonas. Não me tocaram a alma. Nem as vozes nem as figuras dos padres das quais não me consegui abstrair nem deixar de me indagar por que diabo estariam quatro padres a fazer o trabalho de um...
Mas rezei e estive em paz. Em paz e em muito boa companhia. Que mais se pode pedir?

3 comentários:

CF disse...

Ainda bem que estás em paz. É tão bom quando assim estamos. Toma sorrisos :):)

XR disse...

É engraçado, também gosto de fazer isso - entrar numa igreja fora das horas de missa e ter uma conversa silenciosa com Alguém.
Alheio-me das beatas que passam olhando porque não estou ali ajoelhada, alheio-me do seu bichanar de quem conta os supostos pecados das vizinhas ou pedincha um milagrezito como se fosse um fiado por conta do que pensam que as espera do lado de lá.

Ajoelho-me apenas na despedida, em reverência, não às estátuas, aos santinhos ou ao altar - mas ao que este significa.
E saio com a alma recheada de paz.

Sabe tão bem...

;)

Escrevinhador disse...

Neste mundo tão agitado sabe sempre bem um momento de paz.

Beijinhos