domingo, 15 de maio de 2011

S,S e Portugal – Os Sofistas, Sócrates (o José, não o grego) e este nosso canto…


Os Sofistas

“Eles mesmos se intitulam ‘intermediários entre filósofos e políticos’ (frg.6 DIELS de Pródico – Hélade, p.259). O Sofista de Platão procura definir o conceito desse nome, até chegar à conclusão de que designa um ‘imitador do sábio’, dotado da arte taumatúrgica dos discursos (268c-d)”. 1

“Não será exagero afirmar que os Sofistas deslumbraram a camada jovem do seu tempo(…). Os mais velhos, porém, encaravam o fenómeno com suspeitosa reserva(…).A arte da dialéctica, que ensinam, pretende a vitória da posição que se defende, ainda que seja preciso, conforme a terminologia da época se exprimia, ‘fazer prevalecer a causa pior sobre a melhor’”.2



Sócrates, o José

Está à frente desta nossa nação desde 2005.

Tem, diria eu, uma extraordinária capacidade discursivo-comunicativa. Que é como quem diz: canta bem e, ao que parece, ainda embala muita gente – gente de mais!



Portugal, este nosso canto

Um país composto de gente que emprenha pelos ouvidos. Gente que adora aparências. Gente que se embebeda com boas falas e figuras jeitosas. Gente que é a sua pior inimiga. Gente cega.

Ó gente! Será possível que os vossos ouvidos mandem mais do que a razão?!

Será possível que neste momento, com tudo de mau que está a acontecer, ainda haja quem apoie quem nos trouxe até aqui, desde há seis anos a esta parte?! Ou vocês acham que o Partido Socialista alguma vez será dirigido por outro que não o mesmo?! Será que não vêem que este que lá está é da raça de “só por cima do meu cadáver”?!

Ó gente, por que carga de água é que quem não soube administrar os nossos recursos durante este tempo todo, o saberá agora?!

De que é que este povo está à procura? da miséria?! da fome?! O que é que esperam que aconteça quando, daqui a dois anos, já tivermos estoirado tudo outra vez?!

Vocês abram-me essa mente! Vocês pensem, carago! PENSEM!


1. Citado por Rocha Pereira, M.H., in Estudos de História da Cultura Clássica – I V. – Cultura Grega, 7º edição, Fundação Calouste Gulbenkian, p.436.

2. Idem. Ibidem pp.440-441.

1 comentário:

Maria_S disse...

PSD?? Também não me parece. Nem um nem outro. Bjs.