quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A culpa e o medo


Sem darmos por isso tomamos conta de vidas que não nos pertencem, porque vida nenhuma pertence a alguém que não ao próprio que a carrega, pondo e dispondo delas tão naturalmente como se estivesse escrito em pedra nos termos da lógica mais pura, do sentido mais natural deste, por vezes tão longo, caminhar.

Sem darmos por isso tomamos como certo e adquirido tudo o que conseguimos agarrar e chegamos mesmo a acreditar que a isso temos direito. Somos até capazes, tantas vezes, de chorar e lamentar a pouca sorte de não termos conseguido exactamente tudo o que gostávamos que tivesse sido, incapazes de reconhecer o tanto que afinal conseguimos quando a pouco mais de nada temos direito, já que os direitos maiores, aqueles que se estendem para além dos básicos, são coisas que se conquistam, muitas vezes a pulso, com algum sangue, muito suor e outras tantas lágrimas.

E assim vamos pesando, em ombros que deveríamos ser capazes de aliviar. E assim vamos ganhando manhas perniciosas que nos alimentam uma certa surdez que é também uma forma de nos agarrarmos à vida.

E é indescritível a dor que sentimos quando por entre os dedos nos fogem essas posses, esses direitos não conquistados. É como se o mundo desabasse mesmo à nossa frente, diante de toda a nossa impotência Como se o coração nos fosse arrancado do peito e, surdos mais uma vez, acreditamos ouvir o que não foi dito, ver o que não existiu, sofrer o que não foi nunca infligido. É nesses momentos que o Id toma conta de nós e cegos para além de surdos corremos a castigar os que mais amamos. Todas as armas servem, desde que estejam ao nosso alcance. Mas a culpa e o medo são sempre as mais eficazes.

1 comentário:

Obi Ser Vando disse...

❝A culpa e o medo são os únicos inimigos do homem.

Não existe o “errado”. Só existe o que não lhe serve; não falar a
verdade sobre Quem Você É, e Quem Escolhe Ser.
A culpa é o sentimento que o prende a quem você não é.

Eu lhe digo que a culpa é uma praga que assola a terra — o veneno que mata a planta.
Você não crescerá através da culpa, apenas definhará e morrerá.
O que busca é a consciência. Mas consciência não é culpa, e amor não é medo.
Eu repito que o medo e a culpa são seus únicos inimigos. O amor e a consciência são seus verdadeiros amigos. Porém, não os confunda, porque seus inimigos o matarão, enquanto seus amigos lhe dão a vida.
Então eu não deveria me sentir “culpado” em relação a coisa alguma?
Não, nunca. O que há de bom nisso? Só lhe permite não amar a si mesmo — e isso lhe tira todas as chances de amar outra pessoa.
E eu não deveria ter medo de nada?
O medo e a cautela são duas coisas diferentes. Seja cauteloso — consciente — mas não medroso. Porque o medo apenas paralisa, enquanto a consciência mobiliza.❞ — #ConversandoComDeus