domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bento XVI. Aquilo a que ele renuncia e aquilo a que ele não renuncia

O discurso que Bento XVI fez da janela do Vaticano alertando os fiéis para "os tentadores" que subtilmente nos empurram para o mal fazendo-nos crer que o bem está no poder e nos bens materiais, crença essa que não só nos afasta de Deus mas que acabará por O anular, i.e., Deus "dissipar-se-á", deixará de existir, foi um belo discurso, um discurso pleno de palavras com sentido.
 
Contudo, na minha modesta opinião, as palavras proferidas teriam muito mais força se não fossem ditas de um lugar tão alto, tão distante dos fiéis, tão pleno de poder. Que isto de ensinar os outros a viver com pouco quando se vive, e a isso parece que o senhor não renunciou já que conta não sair do Vaticano, rodeado de ouro, é fácil.
 
Sempre me disseram, e eu acreditei, que não há melhor escola que aquela do exemplo.

2 comentários:

Jardineiro do Rei disse...

Eu tenho uma opinião muito crítica a respeito desta Igreja. E quando digo "esta igreja", é porque entendo que há outra igreja. Eu conheci missionários e missionárias a viverem pobremente, completamente despojados dos bens materiais, que falavam com as pessoas olhos nos olhos, não de cima para baixo. Que não tinham medo de sujar as mãos ao limpar o rosto sujo de um menino ou de um mendigo. Quando olho para o luxo e a ostentação destes altos dignitários da Igreja que percorrem o mundo em aviões privados, que acumulam riquezas e que carregam riquezas nas mãos, sinto-me incomodado. Quando vejo este este e outros Papas pedirem donativos aos fieis para socorrerem os famintos de África, pergunto a mim mesmo porque se construiu em Fátima um templo com um altar forrado a ouro...
Enfim... Quando oiço a defesa da proibição do uso do preservativo e ouço as noticias da proliferação do HIV pelo mundo, pergunto se esta Igreja não será uma escola de formação de pequenos ditadores...

CF disse...

A igreja nunca soube muito bem descer aos fiéis. Ou pelo menos, não sabe há muito. Uma pena. Perde ela, e perdemos nós...