sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estereopsia

Estereopsia é o nome que se dá ao processo de percepção visual que nos permite observar o mundo que nos rodeia a três dimensões, incorporando-nos, assim, nele, como dele fazendo parte e ele de nós.
Este processo só está acessível àqueles que têm a sorte de possuir dois olhos saudáveis. Perde-se um e perde-se esta capacidade, sendo que o mundo passa a ter apenas duas dimensões o que implicará todo um processo de readaptação do indivíduo a um mundo onde se sente posicionado como espectador, a um mundo que ele observa mas do qual não é parte integrante ou, pelo menos, não se “vê” como tal.
Muitas vezes, quando o olho remanescente possuí uma boa visão, o indivíduo não se dá conta da perda da estereopsia.
Pergunto-me, por vezes, se não existirão casos destes relativos ao amor. Em que a perda de uma certa “visão” impeça a integração no campo amoroso, condenando quem dela sofre a viver permanentemente como observador de algo que conhece, do qual sente, até, saudades, mas que lhe está vedado como a um nadador que por uma qualquer amputação se senta na praia a olhar o mar que costumava abraçar e agora já não.

2 comentários:

CF disse...

A minha veia, detecta projecção nas tuas palavras. Toma lá um sorriso. Bem vinda de volta. Já estranhava a ausência :)

Goldfish disse...

Que interessante! Tenho uma doença nos olhos que faz com que nunca tenha "unido" a visão dos dois olhos numa só - parece que deve acontecer quando temos alguns meses de idade - por isso pergunto-me se terei visão 3D...