segunda-feira, 1 de julho de 2013

Viver na Margem Sul

A cadela mal se mexe. Deitada no sofá que ocupou selvaticamente desde o dia em entrou cá em casa, não diz ai nem ui a não ser quando a desafio para sair e, mesmo assim, a meio do caminho já leva a língua pendurada e olha-me com olhos de quem suplica o regresso porque já não aguenta o calor.
 
Tosquiei-a há três dias. Parece um rato pelado. Um vizinho aqui da rua admirou-se com a elegância do bicho. Parecia tão gordinha! Afinal é toda elegante! Elegante é um eufemismo. A criatura ficou com patas tão altas e magras que parece que a qualquer momento se vai desconjuntar. Cada vez que a olho lembro-me dos saltos que costumava usar e da agilidade com que corria em cima deles. Agora…nem dois passos daria. A idade modera-nos os exageros.
 
Quanto a mim, sinto-me bem dentro de casa embora me apeteça sair. Pensei em dar início à época balnear já que tenho o privilégio de viver a cinco minutos das praias e de não trabalhar durante a semana. Provavelmente vou pôr essa ideia em marcha. É bem capaz de me fazer bem. Levanto-me cedo, desço a rua e vou a banhos. À tarde posso até dormir uma sesta depois do almoço. Roiam-se de inveja aqueles que têm de enfrentar filas intermináveis debaixo de um sol abrasador.
 
Ainda ontem, quando regressava a casa depois de sete longas horas de trabalho fechada numa redação sem ar condicionado, os vi a todos. Às onze da noite entupiam o IC20, a A33 e a A2. Os acessos à Ponte 25 de Abril estavam atulhados! Faço ideia a que horas chegaram a casa! Bem, pelo menos viajaram pela fresca. Ou mais ou menos, porque mesmo a essa hora ainda estava calor. O idiota que disse um dia que esta margem era o deserto devia estar naquela fila a ver-me passar, ligeira, a rir-me deles, a caminho de casa.
 
E se acham que isto é ser má, é porque ainda não se debruçaram bem sobre as notícias que por aí se passeiam. Boa semana de trabalho, para quem ainda não está de férias.
 
 

2 comentários:

Sputnick disse...

O idiota, não estava na bicha, porque esse idiota pertence ao grupo dos idiotas endinheirados que vão para o algarve na 6ª e regressam na 2ª.

CF disse...

A praia não faz o meu encanto mais pela confusão do que por outra coisa qualquer. Acho que mesmo que estivesse perto, pouco lá iria...