sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Acções e reacções

Aborrece-me a arrogância, ou a falta de humildade que é quase a mesma coisa. A sobranceria, aquele “olhar de cima para baixo” de quem está convencido que mede mais qualquer coisa do que o outro, sejam centímetros ou metros, aborrece-me. E mesmo que eu imagine que toda aquela postura esconde o medo e, por vezes a solidão, não sou capaz de a relativizar e, pimba, fico igual – todo o desprezo que consigo sentir vem ao de cima e, cá dentro, cresço ainda mais, sobranceiramente, sem um pingo de fraternidade ou complacência.
 
É o mesmo com a agressividade. Tenho-lhe um horror tão grande que, perante ela, antecipo-me sempre que posso, basta que a cheire, nem preciso de a sentir.
 
Perante isto, seria natural uma pequena introspeção e talvez, quem sabe, uma tentativa franca de olhar no outro o mesmo medo, a mesma solidão.
 
Talvez um dia. Talvez no dia em que for capaz de “atrasar” esses meus sentires o suficiente para me dar tempo a pensar. Até lá…

2 comentários:

Majo disse...

Obrigada!

Já hoje cometeu, pelo menos, uma boa acção: o seu primeiro parágrafo fez-me soltar uma boa gargalhada...
É que eu estava mesmo a precisar dela.

É humano responder da mesma maneira, mas se duplicarmos a mímica da atitude, se levantarmos bem a sobrancelha, se olharmos bem de alto a baixo, se lhe virarmos o ombro com desprezo, a criatura dá-se conta de quanto está a ser ridícula.
Acabamos por praticar uma boa acção.

Qunto à agressividade, prefiro virar as costas. Não descer a outro nível...

A propósito de agressividade, a Bárbara Guimarães vítima de violência doméstica! Que horror! Quem diria!...

CF disse...

:( também sou um bocadinho assim. pelo menos com essa da arrogância...