domingo, 13 de março de 2011

Um bocadinho de criatividade nunca fez mal a ninguém

Veio-me à ideia que era capaz de ser um excelente treino, útil sobretudo, começarmos a dar sugestões ao ritmo de um brainstorm, sem nos preocuparmos com originalidade ou mesmo exequibilidade. O que interessa é substituirmos as críticas e as denúncias – ao que parece já estamos todos bem informados sobre a situação, não vale a pena bater mais no ceguinho – por sugestões. Quem sabe não surgem algumas ideias que se possam aproveitar.
Aqui vai a primeira:
* Criar uma lei que determine que qualquer empresa ou particular que usufrua de lucros ou rendimentos superiores a uma determinada quantia, será “convidado” ao investimento de uma determinada percentagem dessa quantia. O investimento terá de ser efectivamente produtivo e terá de criar um número de postos de trabalho percentual ao próprio investimento. Caso esse investimento não tenha lugar, a empresa ou particular serão taxados pelo mesmo valor e competirá ao Estado a sua aplicação, sendo que a empresa formada ficará, assim, sob a alçada do Estado.
Nota: O investimento a que o estado se obriga seguirá todos os trâmites e obrigatoriedades do investimento que tivesse sido feito por outrem.

Sem comentários: