sexta-feira, 11 de março de 2011

Da solidão

Há quem sofra com a solidão. Eu sofri. Horrores! Só a hipótese de ficar triste só e abandonada para o resto da minha vida, passar à terceira idade sem um companheiro, envelhecer por conta própria, me pareciam o fim do mundo, pelo menos do meu. Amigos que me acompanharam nessa época sabem do que falo. Era um terror que se deitava e se levantava comigo e que me fazia desejar, todos os dias, um companheiro amoroso que me arrancasse desse triste fim.
É claro que, como quase tudo na vida, quando se vive obcecado com qualquer coisa, ansioso e amedrontado com a inexistência dessa mesma coisa, é precisamente quando ela teima em não dar qualquer ar da sua graça e nos faz deambular por aí confundindo sistematicamente merda com pasteis de nata. Pois foi o que me aconteceu várias vezes até me "ajeitar" nesse estado que tanto temia - o de uma mulher por conta própria. E ajeitei-me de tal forma que o medo se foi dissipando e aquilo que para mim era antes solidão, passou a ser o desfrutar da minha agradável companhia.
Lia mais; estava mais com os meus amigos; fazia o que muito bem entendia quando entendia, e assim me fui habituando a esta maravilhosa independência e a toda a liberdade que ela traz. De tal maneira que deixei de procurar, ou mesmo desejar, o tal companheiro que na verdade não existe... Acomodei-me nesta minha liberta forma de estar e ver o mundo. Já não tenho medo da solidão porque acredito que ela não existe quando se tem amigos, quando se gosta de ler, de escrever e de pensar quando, ao fim e ao cabo, se precisa até de algum tempo dedicado ao silêncio e ao abandono, sem ninguém que nos chateie, directa ou indirectamente, sem ninguém que peça, que exija, que reclame. E, a verdade, é que para trocar este meu estar, só por um outro muito, mas mesmo muito melhor.
Quem gosta de ler nunca está só e os livros têm uma enorme vantagem - não discutem. E eu detesto discussões. E adoro ler.

3 comentários:

Inês disse...

Basta conhecermo-nos, gostarmos de nós e ficarmos bem conosco... é bom!
Beijinho e bom fim de semana!

CF disse...

Toma sorrisos Antígona :):)

MB disse...

Cara Antigona, também durante mto tempo andei a confundir «merda com pastel de nata», finalmente descobri que o pastel de nata sou eu e com cereja no topo... e a vida sorri!