quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mitos

Tempos houve em que se acreditava que aos bebés se deveria alimento e bom descanso. Tocar só o necessário. E beijar… era coisa a evitar por causa dos germes.
Muitos cresceram assim. Sem grandes demonstrações de afeto. Sem toque. Sem beijos. Sem abracinhos ou carícias.
Esses bebés, os que cresceram assim, tornaram-se adultos desajeitados. Não que não sintam afeto, mas não sabem como o demonstrar e sofrem, muitas vezes, de uma falta qualquer que não identificam. Contudo, conseguiram dar aos filhos um pouco mais do que aquilo que receberam dos progenitores. Ainda assim, muito pouco.
A coisa foi-se repetindo de geração em geração até se atenuar o suficiente para que os danos não se tornassem completamente irreparáveis e, hoje, podemos dizer que existiu uma geração que deu à luz gentinha mais ou menos saudável.
Mais ou menos…
Os adultos que cresceram sem demonstrações de afeto, os primeiros aqui referenciados, ainda existem. Velhinhos, mas existem. Com a idade refinaram as carências e são agora pessoas que nunca foram realmente adultas e que, por isso, se sentem traídas pelo seu próprio corpo. Algumas dessas pessoas até tiveram a sorte de não precisarem assim por aí além de se responsabilizar, nem por si nem por os outros – tiveram quem fizesse isso por eles. Esses são os piores. Vivem como se todos lhes devessem e ninguém lhes pagasse. Só estão felizes quando o mundo se põe, como que por magia, de acordo com a sua vontade e, por isso mesmo – porque o mundo raramente se põe conforme a nossa vontade -, andam quase sempre trombudos, responsabilizando fulano, cicrano e beltrano pelos seus infortúnios que podem ir desde a avaria do televisor ao sol que entra pela janela.
A todos aqueles que estão agora em idade, e predispostos, a serem pais e mães, por favor não se esqueçam de abraçar muito as vossas crianças. Beijem-nas até ao sufoco. Encham-nas de mimos. Não acreditem em mitos, sejam eles urbanos ou rurais não deixam de ser mitos e, como tal, capazes de fabricar mais um batalhão de vencidos. E isso é coisa que não nos faz falta nenhuma.

Sem comentários: