segunda-feira, 16 de julho de 2012

António Lobo Antunes


Sempre gostei das crónicas do Lobo Antunes. Em contra partida não consigo ler nenhum dos seus romances. Já tentei. Palavra que tentei. Os Cus de Judas; Exortação aos Crocodilos; A Ordem Natural das Coisas; não entres tão depressa nessa noite escura...enfim, tenho-os cá todos mas nunca consegui ler nenhum até ao fim. Perco-me nos meandros das mentes complexas, por vezes tortuosas, dos personagens, e desisto. Não desisto de uma assentada. Não. vou desistindo devagarinho, como quem não admite que falha, vou-me enganando assim durante alguns dias até que dou a mão à palmatória e os arrumo na estante sempre com os marcadores lá metidos, não vá um dia querer voltar a tentar – um dia quando for mais velha, mais sábia, mais paciente – e saberei então até onde consegui ir quando não era capaz.

As crónicas…Ah! as crónicas são outra conversa!

Dizem tudo o que penso! Até parece que o estupor (que me perdoe o escritor, não é depreciativo, antes pelo contrário – contém mesmo uma certa ternura) me adivinha os pensamentos.

Foi o que aconteceu com a crónica da Visão do dia 31 de Julho de 2008 – As Mulheres têm Fios Desligados. Diz ele que crê que os homens, na verdade, não gostam das mulheres. Pois foi o que eu sempre senti, ou quase sempre. Talvez por isso não tenha nenhum ao meu lado, lamentavelmente.

2 comentários:

Sputnick disse...

Com todo o respeito que ALA merece, creio que existe na afirmação de que os homens não gostam das mulheres, algum trauma não resolvido, e do foro pessoal. Existem outras opiniões, para bem dos mesmos, e claro, das mulheres :)

Anónimo disse...

Verdade... livros difíceis! Quanto a ALA ter escrito " os homens não gostam das mulheres" claro que é "blague", é apenas para ser controverso, para provocar comentários como este.