Sempre gostei das crónicas do Lobo Antunes. Em contra partida não consigo ler nenhum dos seus romances. Já tentei. Palavra que tentei. Os Cus de Judas; Exortação aos Crocodilos; A Ordem Natural das Coisas; não entres tão depressa nessa noite escura...enfim, tenho-os cá todos mas nunca consegui ler nenhum até ao fim. Perco-me nos meandros das mentes complexas, por vezes tortuosas, dos personagens, e desisto. Não desisto de uma assentada. Não. vou desistindo devagarinho, como quem não admite que falha, vou-me enganando assim durante alguns dias até que dou a mão à palmatória e os arrumo na estante sempre com os marcadores lá metidos, não vá um dia querer voltar a tentar – um dia quando for mais velha, mais sábia, mais paciente – e saberei então até onde consegui ir quando não era capaz.
As crónicas…Ah! as crónicas são outra conversa!
Dizem tudo o que penso! Até parece que o estupor (que me perdoe o escritor, não é depreciativo, antes pelo contrário – contém mesmo uma certa ternura) me adivinha os pensamentos.
Foi o que aconteceu com a crónica da Visão do dia 31 de Julho de 2008 – As Mulheres têm Fios Desligados. Diz ele que crê que os homens, na verdade, não gostam das mulheres. Pois foi o que eu sempre senti, ou quase sempre. Talvez por isso não tenha nenhum ao meu lado, lamentavelmente.
2 comentários:
Com todo o respeito que ALA merece, creio que existe na afirmação de que os homens não gostam das mulheres, algum trauma não resolvido, e do foro pessoal. Existem outras opiniões, para bem dos mesmos, e claro, das mulheres :)
Verdade... livros difíceis! Quanto a ALA ter escrito " os homens não gostam das mulheres" claro que é "blague", é apenas para ser controverso, para provocar comentários como este.
Enviar um comentário