quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Do egoísmo e do altruísmo

Quando colocamos os nossos interesses à frente dos interesses de outrem, somos egoístas.
Quando colocamos os interesses de outrem à frente dos nossos, somos altruístas.
Parece simples mas não é.
Senão vejamos:
Que tipo de altruísmo praticamos se, na verdade, a alegria e o bem-estar de outros nos proporcionar uma alegria e um bem-estar maiores do que a nossa própria alegria e o nosso próprio bem-estar?
Eu estou em crer que Madre Teresa de Calcutá foi feliz. Teria ela sido tão feliz quanto foi se não tivesse dedicado a vida à causa a que dedicou?
Se a minha felicidade depender da felicidade dos outros, eu tentarei a todo o custo fazê-los felizes já que essa é a condição necessária para que eu mesma seja feliz. Estou a ser altruísta ou egoísta?
Na minha opinião um verdadeiro altruísta terá de sacrificar, realmente, a sua felicidade em prol da dos outros, e isso tem de ser doloroso. Para se ser altruísta tem de se sofrer. Tem de se amarfanhar o que se é, sem tirar daí prazer absolutamente nenhum. Ora um comportamento desses levará, mais cedo ou mais tarde, à depressão. O que me leva a crer que ninguém é altruísta por muito tempo.
O que me leva a crer que o egoísmo só é mau quando não se ama.
Quando se ama há que ser egoísta. É o que eu penso.

Sem comentários: