terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Guerra, Paz e a Evolução dos Homens

Foi-me enviado um mail, um desses inúmeros mails que circulam por aí com mensagens preciosas, alguns, não tão preciosas, outros.
Este é um mail que fala de Paz. Uma dessas correntes que se vão alastrando e onde colaboram três ou quatro daqueles cantores de quem já não ouvíamos falar há muito.
«Cantaré, cantarás», é a canção que se ouve durante uma sequência de fotos, na sua maioria, de guerra. Cantada com alma, como sempre são essas canções.
De repente dei por mim a fazer o papel de advogado do diabo e a perguntar-me para onde iria essa alma se tudo estivesse bem. Que tipo de letras, de musicas, de livros, de grupos, se criariam se tudo estivesse bem.
O mundo nunca esteve em paz. Nós não sabemos o que isso é. Desde que o mundo é mundo que os conflitos existem, como se precisássemos deles para criar, para crescer, para evoluir.
Chegará, com certeza, o dia em que nos viraremos, todos, para o nosso interior e aprendamos, e cresçamos, a partir daí. Mas temo muito que hoje não seja a véspera desse dia. Estamos longe de estar preparados para tal. Daí que, para o bem existir, para existirem aqueles que por ele lutam, tem de existir o mal e todos aqueles que insistem em perpetuá-lo.
Temos pena. Mas é assim.

Sem comentários: