quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Da juventude

Há uns dias, em conversa com um amigo, queixava-me dum certo cansaço e duvidava se conseguiria levar a bom termo tudo aquilo a que, este ano, me propus. Com uma certa convicção ele afirmava que sim, porque tenho «força e juventude para isso». À palavra «juventude» sorri e gracejei. Mas talvez ele tenha razão. Talvez a juventude seja uma condição independente da idade e não necessariamente ligada à imaturidade com eu sempre pensei que fosse. Talvez a juventude seja um estar aqui e agora realmente vivido, sem esforço. Talvez a juventude seja apenas a consciência de estar vivo e ter coisas, tantas coisas, para fazer ainda.
Pena é que o corpo, de vez em quando, nos atraiçoe…

2 comentários:

CF disse...

De facto, cada vez mais julgo que a juventude é um estado de espírito. Independente da idade. Quanto ao corpo, sem dúvida que nos limita. Acho que nos resta tratá-lo bem. Dar-lhe o descanso merecido, e esperar que a sorte se alie a nós, e nada de mais castrador nos aconteça. O sentimento de que vamos conseguir parece-me importante. Impulsiona, e por incrível que possa parecer, influencia positivamente alma e corpo. Um :)

Sputnick disse...

Esse de vez em quando, tem intervalos. Tentemos que esses intervalos sejam espaçados. Do teu Jovem Amigo :)