segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quem disse que Portugal tem problemas financeiros?!

O Estado perdeu, o ano passado, 730 milhões de euros de dívidas de IVA que prescreveram.
No total de perdas em dívidas fiscais prescritas contam-se 1400 milhões de euros! Quase 3 vezes mais do que no ano anterior, 2007.
Causa? A morosidade da justiça.
Por este andar podemos muito bem contrair dívidas ao fisco que o pior que nos pode acontecer é sermos chateados com papelada durante alguns anos. A este ritmo o mais certo é daqui a dois ou três anos prescreverem todas.
Esta notícia deixou-me bastante descansada, afinal o meu país é rico! e a justiça funciona perfeitamente dado que se trata de uma entidade caridosa que permite aos seus cidadãos usufruir livremente dos dinheiros públicos…a partir de hoje cada vez que por mim passar um topo de gama ou que no pulso de alguém brilhar um outro, poderei sorrir e dizer de mim para comigo, ali vai um bocadinho de IVA!
Se calhar, e para o caso de começarmos a ter problemas financeiros, mas só para esse caso que se me afigura uma remota possibilidade, poderíamos introduzir no currículo escolar uma disciplina que explicasse aos mais pequenos o que são e para que servem os impostos de um país. Depois, quando toda a gente já estivesse suficientemente informada, poderíamos talvez criar a obrigatoriedade da divulgação pública das contas, qualquer coisa que deveras informasse os cidadãos, que nessa altura já seriam pessoas suficientemente esclarecidas para merecerem essa benesse, para onde vai o dinheiro.
Isso poupar-nos-ia ao trabalhão de “endireitar” a justiça. É claro que ainda levaria algumas décadas mas quem se importa com isso?! Afinal somos um povo de vistas largas a quem só o futuro importa e, como tal, gostamos de trabalhar com objectivos a longo prazo, daqueles que só pensam nos netos e nos bisnetos. Para além disso não faria muita diferença dado que somos ricos…

1 comentário:

CF disse...

Lol. Muito bom Antígona