segunda-feira, 22 de junho de 2009

Deixem os putos em paz!

Há alguma coisa que justifique que uma criança que acabou a terceira classe, que até foi um bom aluno, entre de férias com um batalhão de TPCs?! Que veja os outros a brincar e que se sinta pressionado pela obrigação de “despachar” uma quantidade estúpida de deveres?! Não estaremos nós a transmitir o nosso stress a crianças que ainda agora começaram?, que são, e devem ser, crianças?, que precisam de brincar e que têm pela frente uma quantidade de anos de escola?!
Isto não é novo. Já no tempo dos meus filhos as professoras primárias se despediam deles com um batalhão de coisas para fazerem durante as férias. Os meus nunca as fizeram. Eu não deixei. Mais, disse-o claramente às respectivas professoras – os meus filhos estão de férias, escusa de lhes mandar trabalhos para casa porque eles não os vão fazer.
Nunca chumbaram.
Às vezes tenho a sensação que a angústia de ser adulto é tão grande que secretamente invejamos a liberdade infantil e em prol disso não suportamos que sejam crianças, livres e despreocupadas como devem ser as crianças.
Ou será que há certos professores que querem aproveitar o tempo que não é deles para recuperarem algum tempo perdido durante o ano lectivo?! Não há dias suficientes, horas suficientes, para ensinar o que é preciso?! Ou não saberão eles que quando as coisas ficam bem ensinadas não se esquecem ou facilmente se recordam sem ser necessário castigar quem não merece?! Sim, porque sabe a castigo terminar um ano em que se trabalhou e não ter direito a não pensar!

2 comentários:

Goldfish disse...

Já há alguns anos soube pela minha família que vive na Alemanha, que as miúdas não só não trazem TPC nas férias como não os trazem aos fim-de-semana - trazem de 2ª a 5ª, mas no fds é suposto descansarem e gozarem a companhia dos pais. Em Portugal, pelo contrário, já ouvi teorias de que ao fds é que os pais têm tempo... bem sei que até é bem provável que seja verdade, mas quando decidimos ter filhos a falta de tempo para eles (tanto nos tempos livres como no tempo em que temos de os acompanhar nos estudos) tem de ser tida em conta! Ou se continua a trabalhar que nem loucos ou se tem tempo para eles... Mas isto já é outra discussão! Tem toda a razão...

Leididi disse...

Olha, que engraçado, ainda no outro dia falei sobre isso, sobre os intermináveis cadernos de exercícios que eu trazia para fazer no Verão e de como tu um dia foste falar com a professora a dizer que eu não ia fazer TPC's nenhuns porque estava de férias. Foi bem fixe. E os outros TPC's do dia a dia eram quase sempre aldrabados. E olha como eu hoje sou espertinha? Detesto TPC's. São estúpidos. Façam antes trabalhos de grupo e individuais, para depois apresentar na aula. É mais didáctico e interessante.