sexta-feira, 19 de junho de 2009

A importância das actualizações

Há cerca de dois ou três meses passou-me pela cabeça voltar para a Faculdade. Dava-me jeito uma licenciatura na área da educação. Afinal de contas é a área em que mais tenho trabalhado nos últimos quinze anos, apesar de não prescindir das revisões. Sem elas sentir-me-ia incompleta. Sou uma apaixonada por textos, mas sou também uma apaixonada pela cultura. Gosto de a dar e de a receber.
Com esta vontade a querer sair e o meu filho a dizer – gabo-te a paciência, atirei-me ao computador em busca de algo que me dissesse alguma coisa. Encontrei uma licenciatura em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa, a clássica. Vai de ligar para lá – ah e tal, já passaram muitos anos…tem de passar por um processo de selecção. E lá fui eu para o processo de selecção. Um exame de três horas para responder a três questões, uma entrevista posterior para o caso de passar no dito.
Fiz o exame. Eu e mais cinquenta mil… enfim, éramos muitos. Uns para o curso que eu quero, outros para Psicologia. A maioria para Psicologia.
Hoje (que é já ontem), estava eu descansada à espera que o mecânico me substituísse mais uma peça no meu pobre carro quando tocou o telefone. Então não vem?, perguntava o senhor do outro lado. Mas não vou onde?! Tinha uma entrevista marcada para as 9.30 h, não viu o site? Eu não! Estava convencida que me avisavam e que os resultados só sairiam no final deste mês.
Olhe que não costumamos fazer isto. Não telefonamos para ninguém, mas teve uma boa nota, não quer vir já?
Pois que fui. Não tive nada uma boa nota! Tive um cocó de uma nota! Os outros é que tiveram notas de m… mas para quem não teve tempo para grandes preparações; para quem não fazia um exame há séculos, até que não me saí nada mal. Só um terço dos candidatos é que passou à fase seguinte. Até que fiquei orgulhosa de mim. E a entrevista correu bem, pelo que estou prestes a meter-me em mais trabalhos.
O meu filho só diz – gabo-te a paciência! Mas isso é porque ainda não compreendeu a importância das actualizações…

5 comentários:

Chamem-me o que quiserem - desde que me chamem. disse...

De volta à Faculdade... o espírito jovem estará sempre contigo, será uma espécie de elixir da juventude. Parabéns pela coragem.

Nuno Andrade Ferreira disse...

Oh valha-me Deus! Mãe "dela", a senhora está permanentemente a surpreender.

Goldfish disse...

Que bom... concordo com o "gabo-te a paciência", mas aposto que vai adorar! "Actualização" ou não estudar, quando se gosta do tema, é sempre um prazer. Parabéns pelo cocó! ;)

Anónimo disse...

Muitos parabéns! ... e não foi surpresa nenhuma para quem te conhece! Coragem, sim... não é para qualquer um uma determinação dessas. A qualificação que te traga satisfação pessoal e te sirva de rampa de lançamento para uma actividade profissional desafiante e... lucrativa.

Alda Couto disse...

Muito obrigada a todos :)