terça-feira, 30 de junho de 2009

It's all about power

Seja no amor, na vida ou no dinheiro, principalmente no dinheiro, o objectivo é sempre o poder.
Poder para pôr e dispor. Poder para governar. Poder para dominar e, sobretudo, poder para controlar.
Se se pedir a um homem que escolha entre o amor e o poder, ele escolherá, quase invariavelmente, o segundo. Se lhe calhar em sorte o primeiro, tentará exercê-lo aí, seja de que forma for.
O dinheiro começa por ser querido como forma de sustento, depois de qualidade de vida e, podendo já se vê, saltará para um meio para atingir o fim – o poder.
O poder é a maior ilusão do Homem já que não só não serve para nada como, na verdade, não existe. Vai existindo.
Uma vida dedicada ao amor, à compreensão, ao acompanhamento ou à ajuda, marca. Aquela dedicada ao poder esvai-se na hora em que ele se perde e ele pode perder-se em qualquer instante, basta que os submissos acordem e percebam que a força existe dentro de cada um de nós e que cada um de nós é livre de escolher o seu caminho.
O poder só é exercido sobre quem o consente, quem pensa que está dependente, quem tem medo. Vai-se o medo do submetido e vai-se o poder de quem submete. No fim não fica nada a não ser rancor. Ninguém gosta daqueles que exercem ostensivamente o poder porque ninguém gosta de ser vítima de violência e o exercício do poder é sempre uma violência.
Há séculos que os homens andam atrás de uma ilusão. Talvez tenham agora, nestes tempos mais ou menos conturbados, a oportunidade de acordar.

2 comentários:

Pulha Garcia disse...

"O poder é a maior ilusão do Homem" é verdade e pode bem vir a ser o motivo de destruição de toda uma raça e porventura um planeta. Mas foi graças a essa ilusão que saímos da árvore e deixámos os outros macacos lá em cima...fomos à lua por causa disso.

Temos que aprender a viver como somos, suponho.

CF disse...

Concordo. O poder não é mais do que uma pura manisfestação de burrice do homem que vive na ilusão que controla e manda em alguma coisa...