domingo, 5 de julho de 2009

Novas leituras

Comecei ontem a ler esta menina e acabei hoje. Agora mesmo.
Gostava de poder dizer que não me surpreende o facto de a ter lido de enfiada, num só fôlego, mas supreende-me. À parte aqueles que tenho de ler porque de trabalho se trata, há muito tempo que não lia um livro tão depressa. Há muito tempo que não me dava tanto prazer ler um livro. Há muito tempo que não me divertia tanto. Há muito tempo que não sentia esta espécie de ciúmes, que na verdade é inveja por já não ter 20 anos, por ter perdido a frescura e o desaforo ou por, na verdade, nunca os ter tido já que cresci noutros tempos o que me levou a sentir que se foi bom ter 20 anos, agora é, apesar de tudo, muito melhor para quem os tem.
Há pessoas que não precisam de se fazer porque já são. A Ana é uma dessas afortunadas. Vou ficar à espera de mais. Quero mais. E livros se faz favor.
Não é todos os dias que alguém tão jovem cativa leitores enfim…menos jovens. A minha mãe passou cá por casa hoje, deu uma vista de olhos e fez-me prometer que assim que o acabasse lho passaria. Amanhã já lho levo, evidentemente.
Obrigada minha querida. Fizeste-me sorrir, o que começa a ser coisa rara e prendeste a minha atenção, o que é cada vez mais difícil. Não bocejei e não estive em esforço, salvo nos momentos em que fui obrigada a interromper a leitura por valores mais altos que sempre se vão levantando, e isso, ainda que não pareça, é muito significativo. Se o livro tivesse o dobro das páginas eu não teria ficado desagradada.
Venha outro.

Sem comentários: