sábado, 24 de janeiro de 2009

Desilusões

"Só se desilude quem se iludiu."
Esta é uma frase que faz parte, talvez, do nosso imaginário e que eu própria já repeti para mim e para outros, muitas vezes.
Se a repito para me proteger ou se realmente acredito nela, é uma questão à qual não sei responder.
Provavelmente ambos os motivos serão válidos.
É certo que muitas vezes nos iludimos com pessoas ou com coisas, porque queremos acreditar que elas existem. Porque precisamos de acreditar que sim.
Mas quantas vezes, também, somos capazes de iludir os demais?
Quantas vezes necessitamos ou queremos tanto captar a sua atenção que, consciente ou inconscientemente, espelhamos uma realidade que, não estando separada da verdade, a exagera?
Quantas vezes, até sem darmos conta, mostramos aos outros o que de melhor há em nós incobrindo o menos bom que todos temos?
Quantas vezes não somos responsáveis pelas desilusões alheias?
Eu sei que já me iludi muitas vezes e que sofri a consequente desilusão. E sei também que já fui iludida e, por consequência, desiludida. Talvez seja por isso que não me canso de repetir:
- Só se desilude quem tem ilusões...

Sem comentários: