quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Educação

Como é que se explica àqueles que ainda estão a crescer, que ainda agora aqui chegaram, o significado da palavra educação quando acordam sozinhos, almoçam sozinhos, lancham sozinhos, jantam sozinhos e mais, são eles que elaboram as refeições que comem, sozinhos, em casa?!
Existem crianças que em dez anos de vida já viveram mais do que outros em dezasseis ou dezassete com a agravante de não estarem preparados para tal.
Existem crianças cujos pais trabalham horas sem fim, em horários que não lembram a Cristo, para lhes poderem deixar comida no frigorífico. Comida que só é confeccionada pelos progenitores no dia de folga que, na maior parte dos casos, nem coincide com o fim-de-semana.
Estas crianças não conhecem os limites, nem do respeito, nem da educação. Se não os conhecem como é que os podem respeitar? Estas crianças não são mal educadas, são in-ducadas e nós temos de reformular todas as técnicas se as queremos recuperar. Porque uma coisa é re-educar, uma outra, bem diferente, é educar quem já tanto viveu e julga que tudo sabe e acredita que tudo pode...

Sem comentários: