quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de Maio

Diz que faz hoje anos que a Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos, na Cova da Iria.
É claro que os pormenores destas coisas são sempre tão bem guardados e abafados que, ao fim destes anos todos, duvido que alguém saiba a verdade. Se é que existe só uma. Um acontecimento desta natureza tende a ser visto com olhos diferentes. Tantos quantos aqueles que estariam, nesse dia, à espera da santa visita, em Fátima.
Pode até ser que, na época, tenham existido pessoas capazes de dar uma explicação lógica, objectiva e honesta dos acontecimentos, mas estou em crer que foram exactamente essas bocas que foram tapadas, portanto pouco ou nada há a fazer. É mais uma data deixada ao critério da fé e da beatitude.
Eu não sou devota. Não sou adepta de nenhuma religião em particular já que em todas vejo gente e, onde há gente, há interesses, manipulação e sempre alguma corrupção, no entanto lembrei-me da Virgem, hoje. Primeiro por ser uma data marcante, 13 é sempre um dia especial, convenhamos. Quanto mais não seja no nosso imaginário. E Maio sempre é o meu mês… Depois tenho dela a imagem de uma mãe que sofreu horrores impensáveis. Dores que eu espero nunca, mas nunca, vir, sequer, a aflorar. E é aí que reside o ponto. O sofrimento dos outros causa-nos espanto e admiração. Tanto mais espanto e admiração quanto maior for a dignidade com que eles o carreguem. Quando vemos outros a sofrerem de cabeça erguida acreditamos que, tal como eles, nada nos derrubará. Mas, ainda assim, contamos que aquilo que eles sofreram tenha sido o suficiente, não se sabe muito bem para quem, de forma a que não precisemos nós de passar pelo mesmo.
Só é pena que isso não seja bem assim. É pena que, apesar de todos os sofrimentos públicos divulgados pelas várias igrejas, ainda haja, neste mundo, tanta gente a sofrer horrores não muito diferentes. Tantas mães a verem os filhos morrer, de fome, de sede, de maus-tratos, de escravidão….
Provavelmente nós ainda não fomos capazes de ver o que o Filho desta Virgem nos quis mostrar. Provavelmente ainda não percebemos a mensagem. Provavelmente há quem a ande, desde tempos imemoriáveis, a deturpar. Provavelmente…



1 comentário:

Um amigo... disse...

Provavelmente nós ainda não fomos capazes de ver o que o Filho da Virgem nos veio mostrar e explicar.

Provavelmente também ainda não percebemos a mensagem na sua globalidade.

Provavelmente...