segunda-feira, 18 de maio de 2009

Feira do Livro

Existem dois espaços onde me sinto em perigo no que diz respeito às finanças – aqueles onde se vendem livros e os outros onde se vendem perfumes e similares.
Este ano não fui à feira do livro. Estou sem dinheiro e sei que seria um pesadelo andar por lá sem encher um ou dois saquitos. Para além disso sei que iria, ainda que nem para mim admitisse, de nariz no ar à procura dos meus livros. Passaria, como quem não quer a coisa, pelo stand da editora; esticaria, como quem não quer a coisa, o pescoço para as prateleiras; perscrutá-las-ia, como quem não a coisa, e sairia de lá triste porque afinal até há livros e, se não estão nas livrarias, é porque a distribuição é má ou, muito provavelmente, porque são mais rentáveis se vendidos directamente. Assim, quem os quiser comprar, ou vai à feira ou à livraria que a editora inaugurou, há já algum tempo, num centro comercial.
Este ano não fui à feira do livro, mas tenho pena.

Sem comentários: