quinta-feira, 14 de maio de 2009

Correrias para quê?!

Corremos para o trabalho, corremos para casa, corremos para os transportes, para as compras, para os compromissos, corremos.
Corremos sempre com o objectivo de, um dia, estar tudo pronto e podermos, enfim, descansar à sombra do que foi feito. Todos os dias saltamos obstáculos. Todos os dias outros surgem e nós não paramos. Não podemos, não sabemos, não queremos, parar.
Muitos há que, quando param, não sabem o que fazer. De olhar comprometido, mexem os braços sem saber o que fazer às mãos; cruzam as pernas sem saber onde pôr os pés.
Criámos um mundo tão fora de nós que acreditamos conseguir construir uma ordem que, mais tarde, nos permita descansar. No entanto, quando os momentos de descanso chegam não sabemos o que fazer com eles.
De vez em quando dou por mim tão acelerada, tão ocupada com “coisas”, que temo levantar vôo e não ser capaz de voltar a poisar. Aí assusto-me e páro. Páro e questiono-me até que ponto é que faz sentido. Será que, algum dia, conseguirei “lá” chegar? Não era suposto já lá estar?
A verdade é que já “lá” estive e vim-me embora. Vim-me embora porque os objectivos mudaram como mudam constantemente à medida que a vida avança. É por isso que não faz sentido correr para lado nenhum. O que faz realmente sentido é ir dançando, com prazer, ao som da música.


1 comentário:

CF disse...

Pois é... O que quer que faça-mos que seja com alma, e por prazer. Sem dúvida um dos meus grandes objectivos de vida. Ainda não conseguido, mas acho que já vou para aí no meio do caminho. E ainda estou nos trintas; menos mal...